No passado dia 21 de Fevereiro realizou-se, no c.e.m. – centro em movimento –, a nona sessão do Seminário CRIAR CORPO CRIAR CIDADE, com Ana Jara, arquitecta, cenógrafa e investigadora em estudos urbanos.
Nesta sessão, a Ana partilhou connosco a sua investigação sobre o processo que decorre atualmente em torno dos hospitais públicos da Colina de Santana, que apelida de “dupla privatização na Colina de Santana”: a privatização do património e do espaço públicos; e a privatização do sistema de saúde.
Registo áudio disponível:
Para saber mais sobre esta temática ver:
Supergentrificação e capitalismo financeirizado: as novas fronteiras do espaço-capital na Colina de Santana, Lisboa de Ana Jara e Luís Mendes, publicado na revista Cadernos Metrópole (2018).
CRIAR CORPO CRIAR CIDADE é um conjunto de seminários de investigação organizados em parceria entre o projecto Ágora: Encontros entre a Cidade e as Artes: Explorando novas Urbanidades [PTDC/ATP-GEO/3208/2014] e o c.e.m. – centro em movimento.
A proposta destes seminários é abordar a cidade (espaço, lugar e habitabilidade) na sua relação com o movimento do corpo (sensação, percepção e gesto), privilegiando-se uma matriz de pensamento crítico e uma perspectiva multidisciplinar na relação da arte com a cidade.
Mais informações, aqui.
[…] O caso da Colina de Santana: a história de uma dupla privatização, com Ana Jara […]
GostarGostar